Foi adiada temporariamente a inauguração da nova área da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital do Gama, inicialmente prevista para essa quarta-feira (29). A nova data para a cerimônica ainda não foi marcada. O espaço foi ampliado e passou a contar com 20 leitos destinados a adultos com suporte para hemodiálise ( sendo que dois leitos são para isolamento). Atualmente, a UTI do HRG vinha funcionando em um espaço que conta com cinco leitos regulados pela Central de Regulação da SES.
A unidade também dispõe de acolhimento para atendimento humanizado às famílias, dois banheiros com estrutura para portadores de necessidades especiais, dois postos de enfermagem, dois vestiários , sala de repouso para os profissionais de saúde, rouparia, expurgo, DML, sala para guarda de monitores, respiradores e bombas de infusão.
As obras de ampliação da unidade começaram em junho de 2010 e a estrutura física foi criada para comportar também a UTI Neonatal, onde o serviço será implantado após a finalização de aquisição de equipamentos e contratação de recursos humanos. O valor total da obra foi de R$ 5 milhões 788 mil e a área total construída para unidade de terapia intensiva adulta foi de 742,47 metros e da UTI neonatal, de 372,12 metros quadrados.
Segundo a médica intensivista Lícia Zanol, chefe da unidade, a duplicação de leitos na especialidade possibilita um atendimento mais humanizado e de qualidade aos pacientes graves. A Central de Regulação da SES/DF é responsável pelo monitoramento das vagas existentes na rede e agilizar a transferência dos casos de alta complexidade para o hospitais da SES e conveniados. Irão atuar no local, 46 auxiliares de enfermagem, 13 médicos intensivistas e 18 enfermeiros.
Eliane Simeão
Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE DO DF
Ronaldo Borges fotógrafo do Gama Cidadão tirou algumas fotos da nova UTI do Gama. Veja, com exclusividade, as fotos Clique aqui!