A Feira do Livro de Brasília (FeLiB) chega à 35ª edição nesta quinta-feira (6) com 119 expositores e em um novo espaço, na Esplanada dos Ministérios. O evento segue até 16 de junho e a entrada é gratuita (veja programação abaixo).
A FeLiB ganhou uma área no Complexo Cultural da República, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. São 2,4 mil metros quadrados que receberam o nome de “Cidade da Leitura”.
Personalidades literárias e bibliotecários serão homenageados. “O livro, a literatura e a biblioteca serão celebrados como temas relevantes no imaginário e na agenda cultural, econômica e educativa do cidadão do DF”, dizem os organizadores.
Segundo eles, a programação foi pensada para que o público tenha um contato mais próximo com grandes nomes nacionais e internacionais e, também, para que autores e artistas locais tenham mais visibilidade.
Entre os nomes, está o escritor prodígio brasiliense, Ryan Maia, de 7 anos, e o poeta consideração uma revelação no DF João Doerdelein, conhecido como “Aka Poeta” – ele é um dos homenageados da FeLiB.
A concepção artística da FeLiB ficou a cargo do ilustrador André Cerino, radicado em Brasília. Premiado como artista plástico e cartunista, ele vai expor algumas de suas obras durante o evento.
Homenageados
A grande homenageada do evento será Maria da Conceição Moreira Salles (in memoriam), a bibliotecária mineira apaixonada por livros que defendia “bibliotecas vivas”, com exposições, saraus, clubes do livro, aulas de reforço escolar, palestras e eventos musicais.
Foi este conceito que Maria da Conceição aplicou na Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) em 1983, quando assumiu a direção. Hoje, batizada com o nome da mineira, a biblioteca está fechada. Desde 2014 o espaço aguarda para abrir as portas novamente.
O vencedor dos prêmio Jabuti 2018 de melhor livro e de melhor poesia do ano, o cearense Mailson Furtado, será o escritor nacional homenageado.
‘Cidade da Leitura’
A FeLiB será ambientada de forma que se crie mais oportunidade de acesso e de ocupação criativa de equipamentos e espaços públicos como a Biblioteca Nacional e o Museu da República. A “Cidade da Leitura” tem essa estrutura para acolher com conforto e segurança a comunidade leitora e contará com projeto cenográfico, iluminação cênica, sonorização, Plano de Gestão de Resíduos, explica a coordenação do evento.
Convidados poderão circular na Cidade da Leitura e em locais como o Café Literário, que vai abrigar mesas de debate e bate-papos. O Espaço do Educador será o espaço para palestras e aulas espetáculos. Já o Mundinho da Leitura foi criado especialmente para as crianças e adolescentes.
Segundo os organizadores, estarão na feira Fabrício Carpinejar, Antônio Nóbrega, Lázaro Ramos, Fagner, Gabriel Perissé, Celso Antunes, a escritora portuguesa Mafalda Milhões e Maílson Furtado (prêmio Jabuti e também homenageado).
Programe-se
Quinta-feira – 06/06
- Cerimônia de abertura às 19h
Sexta-feira – 07/07
- 10h às 11h – Trupe da Carochinha (Arte de contar Histórias)
- 14h às 15h30 – Dad Squarisi (Deuses e a língua)
- 16h às 17h30 – Álvaro Modernell (Professor Horáculo responde políticas públicas)
- 20h – Antônio Nóbrega (Aula-espetáculo)
Sábado – 08/06
- 16h – Oficina de poesia com Nicolas Behr
- 16h – Lázaro Ramos (Lançamento do livro: Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser)
- 19h – Poesia na rede com: Fabrício Carpinejar, Akapoeta (autor revelação e homenageado), Mailson Furtado (autor homenageado) e Nicolas Behr
Segunda-feira – 10/06
- 19h – Mafalda Milhões (escritora portuguesa)
- 21h – Fagner (talk show)
Terça-feira – 11/06
- 19h – Arnaldo Antunes (primeiro bate papo sobre poesia na canção, logo após, poket show)
- 19h – Fagner (lançamento do livro “Raimundo Fagner – Quem me levará sou eu”)
Local: Complexo Cultural da República – Esplanada dos Ministérios
Fonte: G1 DF – 06/06/2019 06h34