Escrever sobre emoções positivas pode ajudar a combater a ansiedade

Dedicar 20 minutos por dia ao registro escrito de emoções e experiências positivas pode colaborar para reduzir o estresse e a ansiedade. É o que sugere um novo estudo publicado pelo British Journal of Health Psychology.

Uma das vantagens de usar essa estratégia, dizem os pesquisadores, é exatamente a simplicidade. Diferente de outras táticas de melhorar o bem-estar psicológico, não é preciso ter treinamento ou prática para escrever um diário de emoções positivas.

Para chegar ao resultado, a pesquisa analisou um grupo de 71 participantes saudáveis, com idades entre 19 e 77 anos, dividindo-os aleatoriamente em dois grupos. Os membros de um deles deveriam escrever sobre boas experiências de suas vidas por 20 minutos durante três dias consecutivos. O outro grupo, por sua vez, escreveria sobre tópicos neutros, como planos para o dia, durante o mesmo período.

Os pesquisadores então compararam os níveis de ansiedade apresentados pelos participantes dos dois grupos antes e depois da atividade. Aqueles que escreveram sobre boas emoções apresentavam níveis significativamente mais baixos de estresse do que os demais. As diferenças se mantiveram em testes feitos quatro semanas após a realização da tarefa, além de também terem se manifestado em relação aos níveis de angústia relatados pelos participantes.

Apesar dos resultados promissores, as características e a metodologia da pesquisa ainda a distanciam de uma aplicação clínica do método. Isso porque a pesquisa excluiu pessoas com condições psicológicas diagnosticadas, além de ter se baseado em questionários autoaplicados pelos participantes.

Fonte: Época Negócios

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais