O governador eleito do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), quer criar uma secretaria exclusiva para tratar do Entorno do Distrito Federal. Segundo o democrata, a região concentra uma grande demanda social de políticas públicas para cerca de 20% da população goiana.
Ao cumprir o compromisso, Caiado será o primeiro governador goiano a dar atenção institucional à região com uma pasta efetiva – ou seja, uma secretaria com autonomia e recursos para serem aplicados.
Até então, a pasta que trata do cinturão distrital é extraordinária, com caráter temporário e estrutura mais enxuta. Segundo a equipe de transição do estado vizinho, essas localidades necessitam de urgente intervenção do governo de Goiás, “já que, ao longo dos últimos 30 anos, a região criou uma segunda área metropolitana de adensamento urbano”.
Atualmente, a área reivindica transporte público entre as cidades goianas e o Distrito Federal. Além disso, faltam empregos nos municípios de origem –, motivo que faz a população buscar espaço no mercado de trabalho em Brasília –, além dos altos índices de violência, ausência de política industrial específica e uma grande demanda habitacional e de saúde.
Ao longo da campanha eleitoral, Caiado teve relação com moradores e lideranças dos municípios, onde obteve a liderança na disputa para o governo de Goiás. O discurso sempre foi o de que todos entes da Federação devem assumir suas responsabilidades.