Consultórios para atenderão vítimas de violência no Gama

As pessoas em situação de violência poderão contar com atendimento, em dois consultórios com ludoteca, recepção e sala administrativa, que serão inaugurados nesta segunda-feira (23), às 10h, no Hospital Regional do Gama (HRG).

“Agora podemos ampliar o número de atendimentos e o serviço será mais resolutivo para os nossos pacientes”, avaliou o enfermeiro e coordenador do Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência (Programa Gardênia) do Gama, Adair Fernandes.

O coordenador-geral de saúde da região administrativas, Robson Umbelino de Brito, informou que o espaço físico foi ampliado e recebeu pintura, manutenção na parte hidráulica e elétrica.

“Os servidores terão condições de acolher de forma humanizada os pacientes em situações delicadas, como os usuários que buscam o atendimento do programa”, destacou Brito.

No local, o serviço será prestado por dois psicólogos, três enfermeiros, uma assistente social e três técnicos de enfermagem, que atenderão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A equipe oferecerá assistência individual e familiar às vítimas de violência sexual, psicológica e de negligências ocorridas nos ambientes domésticos e públicos.

Segundo o coordenador-geral, crianças, adolescentes e grupos de mulheres também poderão ser recebidos na “Ludoteca”, uma nova área importante preparada especialmente para esses públicos.

“O ambiente é agradável, colorido, possui brinquedos e materiais pedagógicos e o espaço serve também para que os pacientes possam se expressar e contar suas vivências”, explicou o coordenador-geral.

ATENDIMENTO – O “Programa Gardênia” atende pessoas em situação de violência que morem no Gama e Região Metropolitana do Distrito Federal, e tenham sido atendidas no HRG, centros de saúde e nas redes de apoio, como Conselhos Tutelares.

O local também recebe quem passou pelos Centros de Referência Especializada em Assistência Social, Centros de Referência de Assistência Social, além das delegacias especializadas, Vara da Infância e Juventude.

BALANÇO – Conforme dados do Núcleo de Estudos e Programas para Acidentes e Violência da Secretaria de Saúde, o programa da Regional do Gama é o que mais notifica casos de violência na rede pública de saúde.

De 2011 até o primeiro semestre de 2013, 1.132 casos foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Fonte: Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais