No último sábado (6), a 5° Conferência de Saúde da Região Sul foi palco de debate com os conselheiros de saúde, representantes de associações, servidores, parlamentares e comunidade. O evento aconteceu no auditório da UniCeplac, no Gama.
Além de propor melhorias para a saúde, os participantes também elegeram representantes para a
10ª Conferência Distrital de Saúde (CDS), a ser realizada nos dias 5, 6 e 7 de junho, em Brasília, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.
As propostas aprovadas serão apresentadas na Conferência Distrital e, posteriormente, na Nacional.
Estiveram no evento, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, a superintendente de saúde sul, Elayne Rangel Marinho, o diretor-presidente do Instituto Hospital de Base (IHB), Francisco Araújo, os presidentes dos Conselhos de Saúde do Gama, Santa Maria e DF, Enoque Sousa, Tereza e Lurdes, representantes das administrações regionais, Juliana Navarro e Miro Gomes, a deputada Jaqueline Silva, o deputado Daniel Donizet e o deputado Jorge Vianna, além de servidores da pasta, profissionais e lideranças da área. De acordo com os organizadores, essa representatividade é fundamental para a formulação das políticas públicas de saúde.